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Entrevistas
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A histora da televisao. 

A televisao é um sistema de transmissao de imagem em movimento e som que amplia o mecanismo de difusão.

A Identidade Televisiva como Representação da Marca de uma Emissora.

filmadora formato betacam digital

A identidade televisiva é parte da identidade corporativa de uma emissora de televisão, um veículo de comunicação altamente influente e comelevada taxa de penetração em especial no Brasil. Composta pelas vinhetas interprogramas de identidade, também chamadas de vinhetas on-airtransmitidas nos intervalos comerciais, essa peça do design audiovisualobjetiva identificar o canal, organizar a programação e, principalmente,transmitir os conceitos de marca da emissora. Sob a lógica de mercado, aidentidade televisiva visa criar uma sólida imagem organizacional, gerando umaidentificação com o telespectador, a fim de garantir a audiência daprogramação em um setor cada vez mais competitivo como o televisivo.Entendida como um signo complexo composto por signos sonoros, visuais everbais, ela veicula significações que serão compartilhadas com osconsumidores. Baseado nos conceitos da Semiótica do filósofo americano Charles Sanders Peirce, este artigo visa analisar como as vinhetas deidentidade representam os valores e as promessas de marca de um canal detelevisão, sendo assim uma de suas possibilidades de manifestação.Primeiramente veremos que a identidade televisiva forma-se pelas relaçõesentre as três matrizes da linguagem e pensamento, explicitadas por Santaella em seu livro

Matrizes da Linguagem e Pensamento, compreendendo o sonoro, o visual e o verbal, e, por isso, amplia o conhecimento que pode manter o objeto, por efeito colateral. Neste processo de mediação, portanto,passamos a conhecer outras facetas do segundo elemento da tríade peloganho comunicativo do uso de diferentes tipos de signos para representar omesmo objeto. Se as cores, os movimentos de câmera, as texturas, as vozesdos locutores, os efeitos sonoros, os textos, as linhas, as músicas, cada um em si mesmo, só apresentam seções do conceito de marca – uma visão parcial doseu objeto –, suas inter-relações reforçam o conhecimento de elementos da marca antes obscuros. Concluiremos que essa constante ancoragem do signo em um objeto dinâmico é o que possibilita uma coerência não só entre os diferentes signos de uma mesma peça de design dos sonoros, visuais e verbais em uma mesma vinheta de identidade –, como também entre as diversas vinhetas de uma identidade televisiva mais completa. Sempre que os signos remeterem aos mesmos conceitos de marca, eles terão uma unidade entre si, pois representarão o mesmo objeto dinâmico. De forma mais ampla, podemos constatar essa coerência também entre a própria identidade televisiva e osdemais elementos do marketing mix preço, distribuição, produto e promoção –, pois todos eles constituem representações de um objeto comum.